,

Chanfana de Cordeiro é tradição do Claudius Grill - Receita

21:03



Receita portuguesa elaborada com vinho e especiarias é ideal para os dias mais frios

 O Claudius Grill, especializado em carnes e peixes grelhados, também oferece diversos pratos da culinária portuguesa. Um deles é a Chanfana de Cordeiro, preparada com palheta de cordeiro, especiarias e vinho tinto. Temperada com canela, cravo da índia, louro, hortelã e salsinha, a carne é cozida durante várias horas no forno em uma panela de barro tampada.
Para deixar a carne tão suculenta, o Chef Cláudio Corrêa explica que são cerca de quatros horas de cozimento, interrompidas diversas vezes para acrescentar mais vinho na medida em que ele vai evaporando.

 Segundo o chef e proprietário da casa, a Chanfana é um prato rústico e muito saboroso porque combina o paladar mais encorpado do vinho tinto com a suavidade e maciez da carne de cordeiro. “O prato é servido com Batatas ao Murro e pode ser acompanhado de um bom vinho, o que o torna ideal para os dias mais frios”, explica.

O chef conta que a iguaria surgiu no final do século XIX, quando os agricultores e rendeiros eram obrigados a pagar impostos para um Mosteiro que recebia galinhas, vinho, azeite, cabras e ovelhas como forma de pagamento.

“Como não tinham como manter o rebanho, as freiras descobriram uma fórmula para cozinhar e conservar a carne, aproveitando o vinho que era entregue pelos rendeiros. Foi assim que surgiu a Chanfana, um cozido que era guardado em um molho gorduroso ao longo de vários meses”, explica.

 CHANFANA DE CORDEIRO

Ingredientes:

1 paleta de cordeiro de cerca de 2 kg cortada com o osso

folhas de hortelã

6 cebolas picadas

4 grãos de alho

5 cravos da índia

1 pedaço de canela em pau

2 folhas de louro

1 maço de salsinha

sal

pimenta do reino

vinho tinto seco o suficiente

1 panela de ferro ou de barro com tampa



Modo de preparo:

Faça um chá com as folhas de hortelã e escalde os pedaços de carne deixando por alguns minutos dentro da infusão. Retire do chá e reserve. Forre o fundo da panela com parte da cebola picada e do alho. Coloque a carne por cima, temperada com sal e pimenta. Acrescente os cravos, a canela e os ramos de salsinha. Adicione o restante da cebola com o alho. Cubra a carne com o vinho tinto. Tampe a panela e leve ao forno médio por 3 a 4 horas. Durante o cozimento, abra a panela algumas vezes e, à medida que o vinho for secando, acrescente mais, cozinhando até a carne amolecer. Se for carne de carneiro, o tempo de cozimento é maior e pode variar de 6 a 8 horas. Sirva com Batatas ao Murro.

CLAUDIUS GRILL
R Cardoso de Almeida, 770 – Perdizes
Fone e reservas: 11 3871-5533
60 lugares
Horário: Seg. a sex. das 12h às 15h30 e das 18h às 23h (sex até 0h). Sáb. almoço até às 17h e jantar das 19h a 0h. Dom. só almoço até às 17h. Fecha seg.
CC: todos
Estacionamento com manobrista todos os dias no jantar e no almoço de sab. e dom.

You Might Also Like

0 comentários

Inscreva-se

Receba novidades por e-mail.